FÓRUM DENATRAN-DETRAN
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Fórum DENATRAN/DETRAN

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VANDEILTON PEREIRA BARBOS
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Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Fórum DENATRAN/DETRAN

Qui Fev 07, 2019 5:05 pm

Mesa de debates cujo o tema está atrelado ao Sistema Nacional de Trânsito.

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VANDEILTON PEREIRA BARBOS
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Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Re: Fórum DENATRAN/DETRAN

Seg Fev 11, 2019 5:42 pm
Boa Tarde;

Primeiro, Parabéns pela iniciativa.

Sou servidor efetivo do DETRAN-MT, Agente do Serviço de Trânsito e vejo uma Excelente ideia esse espaço para discutirmos o Sistema Nacional de Trânsito.

O aumento da validade da CNH está correto. Os exames de Aptidão Física e Mental, conforme determina o CTB, não diminui o acidente de trânsito.

O falta é FISCALIZAÇÃO. Por isso, peço para o Governo do Presidente Jair Bolsonaro, envia para o Congresso Nacional, autorizando nós Agente do Serviço de Trânsito, a usarem armas;no efetivo exercício de FISCALIZAÇÃO. Quem fica na parte administrativa, não há necessidade!. Incluindo dos Guardas Municipais; os Agente de Trânsito Municipais e os Estaduais e Federais.

Com isso, vamos liberar as Polícias Militares para atuarem na repressão a criminosos.

Outros temas vou opinando mais para frente. Tenho muitas observações a fazer sobre Habilitação.

Vandeilton Pereira Barbosa
Agente di Serviço de Trânsito
Detran-MT
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Diego H
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Validade da CNH, e Bases estadual vinculadas

Qua Fev 13, 2019 8:33 pm
Boa noite sou Oficial administrativo do Detran/SP.
Concordo com o aumento da validade da CNH, temos exemplos de outros países que a validade da CNH é maior, mas 10 anos acho muito tempo ,poderia ser 7 anos ja é um aumento significativo . Agora referente a pontuações onde a CNH é suspensa acho que deveria ser maior , atingindo 40 pontos ai sim o condutor ,estaria suspenso e deveria passar pelo curso de reciclagem, pois a pena já é de no minimo 06 meses de suspensão. E outra coisa aumentando os valores das multas o condutor já iria pensar mais em cometer algum tipo de infração infelizmente no Brasil o pessoal só se conscientiza quando doí no bolso.Aumenta os pontos a serem atingidos ,junto aumenta os valores das multas gravíssimas, grave e média.
Suspender as CNH não diminui os acidentes. E sim o que diminui os acidentes é uma educação de qualidade , exemplo incluir aulas de trânsito desde o pré assim os nossos filhos mesmo acabariam dando instruções para os pais e os mais velhos ' Como chamar a atenção quando o condutor cometer algum erro no volante ,tipo olha não pode fazer isso pois na escola o professor de trânsito nos ensinou ,que isto e uma infração e o senhor pode ser punido ou causar algum acidente."

Outra coisa que ia melhorar e muito são as bases estaduais estarem todas em conjunto ,pois se precisamos verificar um prontuário de um condutor de outro estado não conseguimos saber se ele tem alguma pendência , se o veículo está em dia sem pendência. No caso da CNH nos temos que esperar o outro estado responder , pra conseguir dar continuidade no processo, no casos dos veículos também acontece a mesma coisa alguns casos demoram até meses,assim causando transtornos ao cidadão.

Referente as aulas de simulador no meu ponto de vista não da habilidades necessária para o candidato , deveriam aumentar sim as aulas práticas de volante para um melhor desempenho do candidato .

Atenciosamente.

Diego H.

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Luciano S
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Opinião sobre mudanças na legislação

Qui Fev 14, 2019 2:05 pm
Trabalho com Cfc E reitero minha concordância à todos os itens mencionados pelo ministro! Principalmente em retirar o simulador de direção. Ou, no mínimo na lo facultativo!
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Rogério m
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty mudanças na legislação

Qui Fev 14, 2019 2:10 pm
Concordo em tirar o simulador de direção e em aumentar validade da CNH.
ACHO também que a carga horária teórica pra primeira habilitação é muito grande. O q acaba onerando muito custo p usuário.
Vinicius Costa
Vinicius Costa
Mensagens : 1
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Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Re: Fórum DENATRAN/DETRAN

Qui Fev 14, 2019 2:34 pm
Qual seria a proposta da criação deste fórum por parte do DENATRAN?
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DominiqueFF
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Validade da CNH

Qui Fev 14, 2019 3:40 pm
olá, boa tarde! já existe uma data prevista para alteração da validade?
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Lucas Gaudensi
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Sugestão - Maior aplicação de curso de reciclagem obrigatório.

Sex Fev 22, 2019 11:57 am
Prezados, proponho estudo para que torne-se mais facilmente aplicável esta penalidade como substitutiva de outras já largamente aplicados pelos agentes de trânsito em todo território nacional; A presença obrigatória em curso de reciclagem é sem dúvida a com maior capacidade reeducativa ao motorista, paradoxalmente me parece ser a menos aplicada. Lembrando que, em tese, a objetivo não é a arrecadação da multa, mas sim a melhoria na educação para o trânsito Wink
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Amauri Aparecido Santos S
Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/02/2019

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Projetos para mudanças no trânsito.

Qua Fev 27, 2019 10:53 am
Meu nome é Amauri, sou profissional do trânsito, sou motorista profissional, sou instrutor e diretor de ensino em C.F.C., Observo as opiniões, "aumento de tempo, exclusão de ferramentas didáticas", enfim.
Mas até este momento apenas uma pessoa preocupou-se com a educação, em melhorar o conhecimento da população quanto a interação com o trânsito neste nosso País, que foi argumentado aqui mesmo neste fórum.
Retirar material que é utilizado didaticamente falando, é um grande erro. diminuir o tempo de estudo é um grande erro. Temos que nos preocupar na formação correta dos condutores, seja através dos cursos para aquisição a primeira habilitação, seja através dos cursos de renovação, nos cursos de reciclagem.
O Simulador de Automóveis por exemplo; nos C.F.C.s que já tive a oportunidade de conhecer e observar o sistema adotado para ensino, percebo os alunos que são corretamente direcionados, acompanhados e instruídos obterem grande proveito daquele equipamento.
Os candidatos saem com grande noção dos equipamentos instalados dentro de um veículo; como, quando e porque utilizá-los, há o treinamento da coordenação motora, há até mesmo a possibilidade de acompanhar o aluno em como o mesmo se comporta emocionalmente no trânsito, (através da perspicácia do instrutor); a aquisição e compreensão do automatismo em uma troca de marcha é outro exemplo falando apenas destes, dos muitos que poderíamos falar aqui. Eu vejo esta ferramenta, (simulador de automóveis) primordial para aquisição de conhecimento e entendimento por parte dos alunos de como comportar-se no trânsito, aliado a um profissional, a uma equipe competente não há como o candidato a aquisição da habilitação sentir-se enganado, ferido; ao contrário, sentir-se-a, agradecido, com a certeza que foi respeitado.
Senhores, dar as pessoas o norte, a oportunidade do conhecimento é louvável, é digno de grandes homens. Não fazê-lo ou tirar algo neste teor não há dignidade alguma naquele que o subtrai, pensando apenas em si próprio; são pessoas que não merecem estar a frente, ensinando, administrando ou dizendo ser líder.
Aliás, se muitos encontram um excelente argumento no aumento do valor das multas como forma punitiva, "é onerando o bolso que o cidadão aprende", então que preocupação é esta em onerar ou não o bolso daqueles que são candidatos a futuros condutores. Não oneremos o bolso dos candidatos, mas que seja cobrado o valor justo para torná-los condutores de bem, de respeito, com ética, condutores conhecedores de todo o sistema de um veículo, de como proceder em situações adversas, que tenham condições de controlar o sistema emocional em situações que acontecem inesperadamente no trânsito.Um forte abraço a todos.
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Fernando Malheiros
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Simuladores de direção veicular e validade da CNH

Qua Fev 27, 2019 1:58 pm
[justify]Boa tarde, vem por meio desta manifestação criticar, de forma veemente, a utilização e a obrigatoriedade do uso de simuladores de direção veicular para processos de primeira habilitação na categoria B, tendo em vista que este aparelho não acrescenta para o ensino dos candidatos à habilitação e, apenas, aumenta os custos para sociedade.

No que concerne ao aumento do tempo de habilitação de 5 para 10 anos, sou totalmente a favor, desde que o processo de renovação da CNH seja realizado com mais critério, não com apenas um exame médico e recolhimento de guias.

Grato

Fernando Malheiros
Agente de Fiscalização de Trânsito
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Gerson Xavier Rodrigues
Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/02/2019

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Simulador

Qua Fev 27, 2019 11:00 pm
Já são três anos desde que voltou a obrigatoriedade do uso do simulador em Jan/2016, devemos levar em consideração todo o investimento realizado pelos CFC`s, fabricantes, fornecedores, alunos e parceiros, investimento não só financeiro, mas investimento de tempo, conscientização para o uso da nova ferramenta, etc. O uso da tecnologia é uma tendência, aqui mesmo no Brasil muitas áreas já utilizam esse recurso tecnológico para treinamentos, como por exemplo.: a aviação, medicina, formula 1, indústria automobilística, enfim, será que todas esses outros mercados estão errados ?
Precisamos gastar nossas energias para melhorar a ferramenta, formar grupo de trabalho que envolva os órgãos regulamentadores, CFC´s, fabricantes, desenvolvedores, consumidores, etc. O assunto deve ser discutido considerando o cenário geral e não apenas uma única classe interessada.

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Fernando Pedrosa
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Camaras Tenaticas

Sex Mar 01, 2019 9:44 am
No final do governo passado, faltando apenas 3 dias para a posse do noco governo, o DENATRAN publicou portarias definindo os novos integrantes das Camaras Tematicas.
Achei estranho a pressa, ja que o mandato dos membros em função ja havia expirado desde junho...
Vi tambem superposição institucionais em algumas nomeações e a ausencia de instituições fundamentais para a discussão democrática de temas importantes e que interferem na segurança da circulação e na proteção e integridade da vida.
Penso ser razoavel e conveniente que a nova gestão avalie, novamente, todas as indicações apresentadas e faça uma nova seleção com base em criterios mais transparentes.
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Roberto Rodrigues
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Portaria 94/2017

Qua Mar 06, 2019 11:10 pm
Formação para agentes de trânsito é o que trata esta portaria em vigor e acho excessiva mesmo sendo instrutor e entusiasta quanto à cursos de qualquer natureza mas 200 horas para a realidade das corporações do nosso país como guardas municipais e policiais militares vejo dificuldade em se cumprir a exigência e ainda pior a fiscalização para o cumprimento desta portaria.
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Cristiane
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Bases vinculadas

Sex Mar 08, 2019 3:45 pm
Sou servidora do Departamento de Trânsito do município de Joinville/SC e entendo ser essencial que o Denatran implante com celeridade o projeto pontuação automática, pois de fato, ao analisar recursos de condutores de outros estados, não possuímos os dados das pontuações, isso dificulta a análise e inclusive induz a erro.
Se o cidadão solicitar a aplicação de advertência por escrito em substituição à penalidade, como analisar sua pontuação?

Existem diversos temas que devem ser mais bem avaliados e regulamentados de forma clara pelo Denatran.

Inclusive a questão da autonomia dos municípios no cenário do trânsito.
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Eliana Ramos
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Inclusão da prestação da Gestão de Trânsito Municipal nos Tribunais de Contas dos Municípios (TCM)

Sáb Mar 09, 2019 1:26 am
Boa noite, sou profissional do trânsito a 14 anos, só tenho a dizer que a educação para o trânsito, pouco aplicado no âmbito escolar da maioria dos municípios paraenses nos municípios onde já trabalhei , percebi que quem transforma trânsito municipal é Agente de Trânsito Municipal, com apoio claro dos agentes estaduais e policiais rodoviários federais e as polícias. Mas quem está presente no dia a dia do trânsito é o Agente do Município (na luta das infrações de parada, estacionamento e circulação). Mas em virtude do descumprimento da legislação brasileira em criar órgãos municipal de trânsito que difunda o tripé do trânsito, os órgãos estaduais acabam carregando boa parte do problema, que não será resolvido apenas com investimentos em fiscalização. A lei brasileira através dos órgãos de trânsito assegura o direito dos estudantes até a universidade receberem orientação sobre educação para o trânsito, embora exista a legislação vigente em vigor, por que os municípios paraenses não conseguiram avançar? Após salientar o dever dos municípios no processo de implantação da educação para o trânsito, percebemos as consequência do descumprimento de um direito do estudante imprescindível para a formação da cidadania e comportamento seguro no trânsito. O papel da escola neste contexto deve receber apoio e  estímulo dos órgãos de trânsito de todas as esferas, já que não são capazes de manter uma estrutura que atenda a todos os municípios. Conclui-se que no cenário atual nos municípios que não há órgão na esfera municipal de algumas cidades paraenses que estabeleça condições adequadas e que fomentem o ensino aprendizagem para valorizar o comportamento seguro e o envolvimento individual e coletivo dos alunos reduzindo número de acidentes e fatalidades no trânsito, é predominante a possibilidade de não conseguir criar uma cultura escolar de educação para o trânsito. Seguindo a mesma linha de raciocínio, como não podemos punir as crianças e adolescentes, vamos educar. Quanto aos adultos, fiscalização é necessária e muito, não há indústria de multa, quando há infrações e crimes de trânsito. Pavimentação das vias e sinalização é o primeiro passo, concomitante à educação e a imprescindível FISCALIZAÇÃO, transformar os agentes de trânsito em polícias da segurança viária. Sem o apoio dos Tribunais de Contas dos Municípios, Ministérios Públicos e Poder Judiciário, será muito mais lento o processo dos municípios tomarem conta da sua competência. O Estado que moro é prova disso. Quando ocorre a Municipalização, não ocorre a estruturação do órgão municipal, o concurso público para agentes de trânsito, e quando ocorre o concurso, algumas prefeituras não liberam os autos de infração de trânsito, e os servidores em estágio probatório, retraem. É complicado o Brasil alcançar metas, baseando-se numa descentralização que funciona lentamente, ou que não funciona, ou ainda NÃO EXISTE.Quando só em sonho em 2020 para se reduzir em 50% o número de acidentes dos cerca de 33... 34 mil mortes anual. No Pará dos 144 municípios, apenas 57 encontram-se no SNT, mas na prática, não chegam a 30, o número de municípios que estão conforme a Lei. Não precisamos criar mais leis, precisamos cumprir e fazer cumprir as existentes. Quanto ao número de anos da validade da CNH, pela morosidade que e atendimento horrível nos detrans, deve aumentar sim. Com uma ressalva, desde que os órgãos de trânsito consigam primeiro aumentar as suas JARIS, o número de seus servidores, tirar os milhões de autos de infrações de trânsito que estão em efeito suspensivo, que o DENATRAN fomente os processos de cassação dos assassinos do trânsito (pois a competências dos DETRANS é delegada). Quanto a pontuação pode até dobrar, desde que a fiscalização seja solidificada em cada município, não é hora de dar mais munição a assassinos no trânsito violento. Arrumar a casa primeiro e depois fomentar benefícios.
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Jean Gomes Chieregato
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Fim das aulas noturnas e fim do simulador

Ter Mar 12, 2019 11:22 am
Peço urgentemente pelo fim das aulas noturnas, devida a falta de segurança a que são expostos instrutores e alunos, tendo em vista que veículos de autoescolas se tornam alvos fáceis, uma vez que a baixa velocidade, treinos em locais com pouca movimentação de pessoas e veículos e baixa luminosidade. Importante ressaltar que o aluno não tem habilidade para "fugir" em situação de risco, e devido a essa falta de habilidade se torna inviável o treino em locais mais movimentados.
Ainda sobre as aulas noturnas peço que não fiquem opcionais e também que não sejam permitidas após as Dezoito Horas, tendo que em vista que caso sejam opcionais, alguns instrutores serão 'obrigados" direta ou indiretamente a continuar ministrando aulas no período noturno.
Quanto a necessidade do fim do simulador de direção quero dizer por mais que intenção seja boa a realidade é outra, pois o simulador apenas "joga" alguns conteúdos e situações aos candidatos, não tendo tendo hábil para assimilação de todas as manobras solicitadas, nada é capaz de substituir a pratica vivenciada no dia a dia das aulas no veiculo em vias publicas.
Frequentemente candidatos relatam enjoos, dores de cabeça, devido ao fato de ficarem expostos as movimentações das telas do simulador.
Para se ter ideia do ABSURDO ao termino do ultimo exercicio da 5ª aula onde simula o condutor embriagado ele obtem "10" em todos as situações e ainda somos obrigados a ouvir O ALUNO DIZER QUE MELHOR BEBADO (PASMEM), ou ainda que já está apto para dirigir em rodovia No .
O simulador só serve para onerar o bolso do consumidor, sem eficácia nenhuma comprovada.
Peço que seja extinto essa obrigatoriedade e que NÃO se torne opcional, pois caso isso aconteça alguns candidatos continuaram sendo "obrigados" a realizar aulas em simulador de direção.
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Marcos Motta - Instrutor
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Convocação do DENATRAN

Ter Mar 12, 2019 11:47 am
Muito louvável por parte do órgão colocar em discussão temas tão relevantes, dando acesso a todos os interessados. O q faltou dar foi prazo para que estes mesmos interessados pudessem se organizar e se programar para comparecerem.
Publicar uma convocação no dia 11/03 e agendar a reunião para o dia 13/03 é, no mínimo, suspeito. A menos q se queira colher opiniões apenas dos q estão perto, ou meramente cumprir um protocolo para dar "legitimidade" à mesma.
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Claudia Maria Filier
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Opinião sobre propostas

Ter Mar 12, 2019 1:47 pm
Boa tarde. Sou Diretora e proprietária do CFCB Claudia da cidade de Rio Claro-SP.
Sou à favor de tirar o simulador, que não traz nenhum benefício, acredito que tenha sido LOB
e que não acrescenta em nada. Acredito que seja mais para onerar o bolso dos alunos do que para aprender. O que falta para o trânsito brasileiro é a educação nas escolas.
Sou à favor de tirar aulas noturnas, pelo perigo que a mesma apresenta para os instrutores e alunos, estamos expostos à assaltos e perigos no trânsito. Não acrescenta em nada e só faz os jovens faltarem das faculdades para fazer aulas de CFC. Os instrutores tem medo de chegar à noite para fechamento das aulas.. o local onde é realizada as aulas é precário... Fim das aulas noturnas...
CFC à distância somos contra.. O aprendizado tem que ter contato, palavras, decisões e discussões.
O instrutor tem que avaliar o aluno se está apto ou não.. para realizar os exames práticos, não colocar uma carga horária mínima..
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Alessandra Cicarelli
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty FIM DAS AULAS NOTURNAS E DO SIMULADOR DE DIREÇÃO

Ter Mar 12, 2019 1:51 pm
Peço urgentemente pelo fim das aulas noturnas, devida a falta de segurança a que são expostos instrutores e alunos, tendo em vista que veículos de autoescolas se tornam alvos fáceis, uma vez que a baixa velocidade, treinos em locais com pouca movimentação de pessoas e veículos e baixa luminosidade. Importante ressaltar que o aluno não tem habilidade para "fugir" em situação de risco, e devido a essa falta de habilidade se torna inviável o treino em locais mais movimentados.
Ainda sobre as aulas noturnas peço que não fiquem opcionais e também que não sejam permitidas após as Dezoito Horas, tendo que em vista que caso sejam opcionais, alguns instrutores serão 'obrigados" direta ou indiretamente a continuar ministrando aulas no período noturno.
Quanto a necessidade do fim do simulador de direção quero dizer por mais que intenção seja boa a realidade é outra, pois o simulador apenas "joga" alguns conteúdos e situações aos candidatos, não tendo tendo hábil para assimilação de todas as manobras solicitadas, nada é capaz de substituir a pratica vivenciada no dia a dia das aulas no veiculo em vias publicas.
Frequentemente candidatos relatam enjoos, dores de cabeça, devido ao fato de ficarem expostos as movimentações das telas do simulador.
Para se ter ideia do ABSURDO ao termino do ultimo exercicio da 5ª aula onde simula o condutor embriagado ele obtem "10" em todos as situações e ainda somos obrigados a ouvir O ALUNO DIZER QUE MELHOR BEBADO (PASMEM), ou ainda que já está apto para dirigir em rodovia No .
O simulador só serve para onerar o bolso do consumidor, sem eficácia nenhuma comprovada.
Peço que seja extinto essa obrigatoriedade e que NÃO se torne opcional, pois caso isso aconteça alguns candidatos continuaram sendo "obrigados" a realizar aulas em simulador de direção.
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Fernando Malheiros
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Porte de arma para Agentes de Fiscalização de Trânsito

Qua Mar 13, 2019 8:48 am
Bom dia,

meu nome é Fernando Malheiros, sou Agente de Fiscalização de Trânsito do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul - DETRAN/MS, venho por meio deste fórum solicitar ao eminente Presidente do Departamento Nacional de Trânsito que encaminhe proposta de posse e porte de arma de fogo ao Excelentíssimo Presidente da República Jair Messias Bolsonaro para os Agentes de Fiscalização de Trânsito em todo o país. O projeto visa dois objetivos, aumentar a segurança dos servidores que atuam nessa área de fiscalização de trânsito e não sobrecarregar, mais ainda, o trabalho das Polícias Militares nos Estados da Federação no combate aos crimes.

Lembro que estamos apenas buscando uma melhor segurança para os servidores que atuam na área e, principalmente, para população brasileira.

Grato.

Fernando Malheiros
Agente de Fiscalização de Trânsito
 
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shirlene
Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/03/2019

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Re: Fórum DENATRAN/DETRAN

Qua Mar 13, 2019 9:36 am
Qual o link da sala de conferência?
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Alessandra Guimarães
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Alterações no processo de aprendizagem para obtenção e renovação CNH .

Qua Mar 13, 2019 10:03 am
Bom dia, sou Proprietária de um CFC no Estado de Minas Gerais, sobre as alterações propostas quero deixar minha visão como profissional que está atuando e trabalhando com trânsito a mais de 20 anos. Sobre o simulador primeiro, eu acho sim ele uma ferramente importante no processo de aprendizagem, pois, se a aula for bem ministrada pelo instrutor ele sairá com uma base de pelo menos o que  acelerador, embreagem, freio e suas respectivas funções , maneira correta de posicionamento ao sentar para dirigir, forma correta para conduzir o volante, conhece o painel e suas funções , o que eu não concordo é a maneira com que ele entrou, um custo alto para compra-lo e alto também para mante-lo e alto também para aluga-lo, então seria preciso rever os custos com as empresas fornecedoras do simulador, para que, seja reduzido os valores cobrados por tais serviços, que hoje é sim, exorbitante, automaticamente o custo da CNH cairia , pois tais descontos podem ser repassados aos candidatos.....
Sobre curso ser realizado a distância também sou contra, existem cursos que não aceitam EAD, e com o Trânsito tem que ser do mesmo jeito, e os cursos que aceitam o EAD, na sua maioria, não tem a absorção necessária pelo aluno... Podemos contar pelas pesquisas de Índices de Educação no Brasil, quero dizer a qualidade que esse aluno tem a formação.E  as provas que são disponibilizadas hoje para candidatos a habilitação não tem um grau de dificuldade tão grande, então os candidatos iriam fazer esses cursos meio que mais ou menos. o que o trânsito ganha com isso? Tendo como argumentação desse curso ser a distância para diminuir gasto, as plataformas disponibilizadas para tais aulas acredito eu não seriam gratuitas, em muitos casos iriam onerar mais o preço sobre a CNH... O contato com o instrutor de trânsito é fundamental nesse processo de aprendizagem, pois até já passa muitas informações que serão utilizadas pelos candidatos na prática, dando suporte ao simulador....
Acredito sim que uma carga horária miníma tem que ser disponibilizada pelos órgãos competentes, mas que carga horária mínima não seja confundida com o preparo para uma prova, ou seja, que o instrutor tenha autonomia para determinar ou opinar de maneira concreta as condições que esse candidato foi liberado para realizar tais provas...
Nós fazemos de tudo para tornar o CFC uma entidade de credibilidade afinal somos credenciados a órgão do governo e acho que essas exigências em relação a credenciamento e renovação sobre tais tem que continuar e as vezes até repensar em algumas situações que as vezes passam falhas... Pois dessa maneira o mercado terá pessoas comprometidas com o objetivo final de todos nós que é, a excelência no trânsito.
Sobre o aumento da pontuação para reciclagem também acho inviavel, pois aumenta o pensamento de impunidade por conta do condutor, temos que trabalhar e atuar na educação e conscientização desses profissionais sobre a responsabilidade que eles exercem sobre o trânsito, pois são eles que passam a maioria do tempo nele.Os órgãos que são responsáveis por julgar recursos que podem atuar de maneira mais rápida para que se houver erro, sobre tais atuações, os condutores não sejam punidos injustamente E que haja preparo também dos agentes responsáveis por aplicar tais punições não o faça de maneira que possa prejudicar tais profissionais injustamente .
Sobre prazo para renovação, se o prazo for realmente alterado, tais exames também deverão ser repensados, pois hoje pessoas que renovam de 3 em 3 anos podem até ter saúde perfeita para passar por tais exames, mais têm comprometimento com outras coisas, como por exemplo coordenação motora, mas acho que esse assunto deve ser discutido por profissionais da área de saúde.
O que venho pedir é que pensem com muita responsabilidade na decisão de cada item, pois as pessoas argumentam e pedem coisas que podem até parecer bom, mas que poderá trazer consequências desastrosas em um futuro muito próximo.... Nós temos um comprometimento de diminuir o índice de acidentes no país vamos caminhar juntos na conquista disso.A união dos que participam do processo de aprendizagem, com os que aplicam as punições aos condutores infratores e a fiscalização atuante por parte dos órgãos responsáveis por fiscalizar tais entidades fará toda a diferença.

Obrigada
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Paulo Edivam
Mensagens : 1
Data de inscrição : 13/03/2019

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Opinião sobre o atual processo de habilitação

Qua Mar 13, 2019 3:50 pm
Admin escreveu:

Mesa de debates cujo o tema está atrelado ao Sistema Nacional de Trânsito.






Me chamo Paulo, sou Diretor de Ensino em CFC do Rio Grande do Sul e vejo com grande preocupação as possíveis mudanças no processo de habilitação e no setor de trânsito que que estão sendo divulgados na mídia.

Temos no nosso Estado um modelo de formação de condutores já consolidado, com pontos a melhorar, mas que muito evoluiu nos últimos anos. Essa evolução foi  positiva em todos os quesitos, inclusive com redução nos índices de acidentabilidade. Tudo isso se dá em um esforço conjunto de setores da sociedade, desde a preocupação com a formação de condutores até o momento da fiscalização mais intensificada para coibir comportamentos de riscos efetuados pelo órgão de trânsito do Estado. Somos atuantes na sociedade que estamos inseridos, sempre com foco na formação, prevenção e mudança de comportamentos de risco.

Entendemos como principal fator para redução de acidentes, a formação do condutor feita de maneira eficiente, onde o centro de formação de condutores utilize de ferramentas e meios para ser utilizado no processo educacional do candidato ou condutor. Esse trabalho, reflete a longo prazo, o que juntamente com aumento da penalização e fiscalização contribua de maneira mais imediata, com eventual redução de mortes no trânsito, o que no Brasil ainda é muito evidente. Aumento de fiscalização, o que é conhecido de todos, já evitou perdas de vidas, como o que houve com a "Lei Seca".

A educação no trânsito é o caminho mais correto para termos redução de acidentes, menos perdas de vidas e um trânsito mais harmonioso.

Dentre estes pontos, temos no simulador de direção veicular uma ferramenta muito importante para o aprendizado do candidato, onde o instrutor consegue através de exercícios impostos pelo equipamento preparar o aluno para enfrentar situações que o mesmo não irá ver durante as aulas, seja pela pouca carga horária que temos no processo e segundo porque pode não ter condições climáticas durante as aulas. Nas aulas de simulador o candidato pode vivenciar situações de neblina, chuva, aquaplanagem, condução noturna, excesso de trânsito, situações adversas entre outros exercícios que o mesmo somente iria enfrentar após habilitado, e possivelmente, sem as aulas de simulador o mesmo não teria a habilidade necessária para evitar um acidente. As aulas de simulador, bem orientadas pelo instrutor preparam o candidato para enfrentar as aulas práticas e o trânsito real e complementam essas aulas. O Simulador de direção serve como elemento preparatório para as aulas práticas, onde o candidato desenvolve todas as habilidades necessária a condução em um ambiente totalmente seguro, sem risco para o mesmo nem para o instrutor. O instrutor consegue fazer alguma intervenção corretiva a qualquer momento.

A formação dos condutores devem ser baseados no conceito educacional, e sempre partindo deste princípio, onde a aprovação do candidato seja uma consequência do seu processo e aprendizado.

Sobre o aumento da validade dos exames da CNH, vejo isso com cautela, visto o que vivenciamos no dia a dia dos centros, onde condutores já habilitados sofrem alteração do quadro de saúde com certa frequência. Fico imaginando esses condutores, com uma validade maior na necessidade de refazer os exames médicos, conduzindo seus veículos pelas estradas brasileiras, muitos motoristas profissionais, dirigindo veículos de grande porte, ou transportando passageiros, com alguma deficiência moderada ou grave que vieram a surgir após a última renovação da CNH. Não sou perito médico, mas entendo o risco que dirigir com algum problema de saúde que comprometa a dirigibilidade de veículos representa para a nossa segurança no trânsito. Espero que entidades responsáveis e entendedoras consigam trazer essa reflexão para a análise desta comissão.

Para concluir, reforço que não podemos retroceder no avanço que tivemos no quesito trânsito nos últimos anos, principalmente de 2012 para cá, seja no uso de novas tecnologias no processo de formação dos condutores, aumento de penas impostas para as infrações cometidas e consequente redução de acidentes. Temos muito a melhorar, pois ainda somos um dos países referência em número de mortes no trânsito, infelizmente. Não podemos deixar que o lado político interfira de alguma forma na perda de vidas de pessoas inocentes. Não podemos deixar que a sensação de impunidade dos condutores infratores aumente, com provável aumento do número de pontuação na CNH, ou tirar lombadas eletrônicas sem um estudo qualificado de pessoas que realmente entendam do assunto.

Peço calma e serenidade de todos os responsáveis neste quesito, que analisem com real interesse visando a maior segurança do processo, maior segurança dos usuários, inclusive de suas vidas e familiares e não deixem que tenhamos novamente um retrocesso em um seguimento que esta indo bem e serve de referência ao restante do Brasil como é o caso do Rio Grande do Sul.
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Alex Sessim
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Retrossesso

Qua Mar 13, 2019 7:14 pm
Boa noite aos colegas da área de trânsito, me chamo Alex e trabalho a 21 anos no ramo nas diferentes áreas do CFC. Sempre observei uma melhoria no processo de habilitação no meu Estado (RS).
Oque sempre pedimos para os órgãos públicos em geral? Não é mais fiscalização e melhoria nos processos para qualificar nossos condutores (No nosso caso, transito).
Precisamos sim, manter os simuladores para qualificar os futuros condutores, precisamos sim, cobrar que fassam mais aulas práticas para que tenham mas habilidade com o veículo, precisamos sim, fazer essa garotada ir pra sala de aula e discutir com um profissional de trânsito, as regras em geral, os porquês dessas regras e a importância de segui-las.
Não acompanhar os condutores com mais frequência (seu estado físico e psico), não recicla-lo constantemente pra mante-lo atualizado as regras, não "forçar " mais no seu aprendizado, será um retrocesso a todo o bom trabalho desenvolvido ao longo desses 21 anos.
Não sejamos autoescolas!!
Sejamos Centro de Formação de Condutores!!
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FENEAUTO
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Resposta aos itens em debate na Reunião Consultiva

Qui Mar 14, 2019 8:55 am
A FENEAUTO, como entidade nacional de defesa e assistência dos Sindicatos dos Centros de Formação de Condutores de todo o País e que hoje representa aproximadamente 14.180 (quatorze mil cento e oitenta) Centros de Formação de Condutores credenciados em todo o país, com estrutura de pessoal obrigatória que emprega aproximadamente 56.720 (cinquenta e seis mil, setecentos e vinte ) profissionais, mas que segundos dados obtidos no ano de 2016, emprega na realidade mais de 67.000 (sessenta e sete mil) pessoas em todo o país, desde já agradece a oportunidade de ter participado de importante Reunião designada por este Órgão Executivo de Trânsito Nacional, agradecendo ainda a permissão concedida ao Presidente desta Federação Nacional como também a vários Representantes Estaduais que compõem o quadro de associados desta, para que nesta oportunidade manifestassem sua opinião sobre os pontos em destaque na convocação promovida, parabenizando ainda o DENATRAN por ter prestigiado o princípio constitucional da manifestação do pensamento vez que foi permitindo a qualquer cidadão presente e que tivesse interesse tomasse a palavra e igualmente manifestasse sua opinião sobre a discussão estabelecida na Reunião.

Ademais, a FENEAUTO tinha convocado para este mesmo dia 13 de Março de 2019, Assembleia Geral Extraordinária quando grande parte dos Estados associados a esta Federação já tinham se organizado para deslocar-se até a capital federal, e que diante da convocação promovida pelo DENATRAN priorizou-se à participação de todos os Estados presentes à Reunião Consultiva ora realizada, e pela tarde ocorreu a referida assembleia, oportunidade em que todos puderam internamente debater sobre pontos do processo de formação de condutores e credenciamento dos Centros de Formação de Condutores.

Assim como amplamente destacado nos discursos feitos pela manhã, a FENEAUTO destaca que mesmo diante da proposta de mudanças na formação do condutor e credenciamento dos Centros de Formação de Condutores, reiteramos que seja mantido o mesmo respeito e importância concedida à formação do condutor, que somente pode ser feita pela formação teórica e prática veicular cujos responsáveis diretos são os Centros de Formação de Condutores.
Frise-se que a educação para o trânsito é preceito constitucional previsto no Artigo 144, §10º, Inciso I da Carta da República, sendo uma questão de segurança pública e irrenunciável tanto pelo Poder Público como pelo particular, devendo ser priorizada pois se trata de ferramenta importante para preservação da vida e integridade física dos usuários.

E partindo deste preceito constitucional, após amplo debate promovido pelo Representantes associados a esta Federação Nacional e de forma objetiva, manifestação sobre cada um dos pontos estabelecidos na convocação promovida pelo DENATRAN, nos seguintes termos:

Uso do Simulador – a Reunião ora realizada demonstrou que grande parte dos Centros de Formação de Condutores cumpriram com o disposto na Resolução 543/2015, adquirindo e utilizando o Simulador de Direção na formação do condutor.

E os Estados que cumpriram com esta obrigação, foram unânimes em declarar que a sua utilização resulta em melhoria da formação do condutor de veículo automotor, desde que realizada por Instrutor realmente compromissado com o aprendizado que deve ser ministrado no equipamento.

Assim, confiando na eficácia do equipamento mas respeitando a divergência hoje manifestada por alguns Centros de Formação de Condutores que não implementaram esta ferramenta pedagógica, a FENEAUTO declara que não se opõe ao fim da obrigatoriedade do uso do Simulador desde que seja preservada a sua facultatividade, até como forma de compensar eventuais prejuízos por CFC´s que tenham cumprido a determinação do Conselho Nacional de Trânsito e tenham investido relevante quantia para aquisição do equipamento.

Aulas Noturnas – as aulas de conteúdo noturno são obrigatórias nos termos do §2º do Artigo 158 do Código de Trânsito Brasileiro, o que inviabiliza o fim desta exigência mediante Resolução Federal, sendo esta deliberação de responsabilidade exclusiva do Poder Legislativo Federal.

Acreditamos que o principal ponto de divergência da sua exigência e que consiste na violência urbana é uma questão de cada Estado e caso fosse efetivamente determinante certamente não teríamos nenhuma atividade profissional ou empresarial após as dezoito horas, pois não somente a aprendizagem veicular como vários outros serviços estariam expostos a este risco.

No entanto, reiterando o respeito a integridade física do usuário que é uma política de segurança pública e deve ser preservada a partir da educação no trânsito (Art. 144, §10º, Inciso I da Carta da República), não podemos de forma algum negligenciar permitindo ou expondo a riscos à integridade física seja do usuário como do Instrutor de Trânsito, motivo pelo qual manifestamos a favor da modificação do percentual exigido para este conteúdo programático, reduzindo-o ao mínimo possível e que ainda represente o cumprimento do disposto no Código de Trânsito Brasileiro.

Aulas Teóricas – o respeito ao preceito constitucional previsto no Artigo  144, §10º, Inciso I da Carta da República não permite a implantação do Ensino à Distância na aprendizagem teórica.

Ressaltamos que entendemos a tecnologia (tanto que presente em todo o processo de fiscalização das aulas ministradas pelos CFC´s), mas ressaltamos que o EAD deve ser utilizado como ferramenta de CAPACITAÇÃO do interessado, mas nunca de FORMAÇÃO do usuário.

A Reunião Consultiva realizada pode proporcionar ao DENATRAN o fato de que sejam Sindicatos ou Associações são contra a implantação do EAD no processo de aprendizagem teórica, merecendo destaque que seja empregador (CFC) assim como empregado (Instrutores e Diretores), ainda que sempre estejam em lados opostos num evento de discussão sobre as condições de trabalho, ambos são unânimes em condenar a modalidade de ensino a distância como ferramenta de formação do usuário.

Desta forma, a FENEAUTO se manifesta CONTRÁRIA à implantação do Ensino à Distância como forma de aprendizagem teórica.

Avaliações Teóricas – para que o processo de formação teórica seja eficiente, é preciso que as avaliações sejam mais rígidas e complexas, pois obrigam os CFC´s a cada dia melhorarem a qualidade das aulas ministradas.

Assim, a FENEAUTO se manifesta pela melhoria substancial das avaliações teóricas, tornando-as complexas e rígidas, o que acaba por exigir de usuário e CFC uma dedicação maior e certamente resultará na melhor formação do condutor de veículo automotor.
Exigência para CFC´s – Este tópico dividiu-se em dois aspectos, sendo o primeiro a possibilidade de acumulação de funções dos profissionais que integram a estrutura de pessoal obrigatória prevista na Resolução 358/2010 – CONTRAN.

Acreditamos que o profissional legitimamente capacitado para o exercício de uma atividade não podem ter o seu livre direito de profissão cerceado pelo Poder Público, desde que não negligencie nas tarefas que integram o feixe de responsabilidades inerentes ao sua profissão, que neste caso estão expressamente previstas na Resolução 358/2010 - CONTRAN.

A acumulação de funções por estes profissionais contribui para diminuição do custo de atividade dos CFC´s e acrescida de outras medidas, certamente poderá refletir sobre o preço final dos serviços, mas no entanto é de se ressaltar que esta prerrogativa não pode de forma alguma prejudicar as responsabilidades de cada uma das funções existentes.

Assim, ainda que permitida a acumulação das funções, que ocorra apenas quando existir compatibilidade de horário e não prejudicar as atribuições previstas na Res. 358/2010, devendo existir um parâmetro legal que permita o acúmulo de funções, o que pode ser estabelecido diante do histórico de serviços prestados no Município (número de CNH´s expedidas no último ano).

E com relação à possibilidade de contratação de Instrutor de Trânsito que estejam constituídos como Micro Empreendedor Individual – MEI, reiteramos o posicionamento já manifestado em Reunião Consultiva, com mesmo entendimento compartilhado entre os CFC´s (empregadores) e Empregados (Instrutores), que é pela proibição deste tipo de contratação.

Esta possibilidade, além de suprimir direitos trabalhistas dos Instrutores de Trânsito, pode inclusive causar reflexos sobre o próprio usuário, que em eventual caso de prejuízo decorrente de acidente ou qualquer outro ato ilícito, pode ter negado o direito a reparação moral ou patrimonial.

Todas as exigências impostas a uma pessoa jurídica tem como objetivo permitir que esta empresa, com seu capital social integralizado, assuma a responsabilidade pelo prejuízo causado a terceiro, salientando que na constituição e funcionamento de um CFC, devido a infraestrutura obrigatória imposta e a fiscalização exercida sobre o capital social (Art. 9º, Inciso I, letra “b”), o que garante a reparação de qualquer tipo de prejuízo causado no exercício de sua atividade.

Desta forma, a FENEAUTO se manifesta a favor da acumulação de funções desde que não prejudique as responsabilidades definidas para cada cargo (devendo beneficiar os CFC´s credenciados para municípios de pequeno porte) bem como se manifestação contrário a contratação de Instrutores como Micro Empreendedor Individual.

Cursos Especializados – Devido as exigências impostas aos Centros de Formação de Condutores onde as salas teóricas hoje são dotadas de controle de frequência mediante validação biométrica, câmeras de imagem, além de outras ferramentas de fiscalização, entendemos que somos plenamente capacitados para oferecer os Cursos Especializados com a qualidade que a legislação exige para esta modalidade de aprendizado.

A mesma importância conferida à formação inicial teórica do usuário será igualmente concedida ao motorista interessado em qualquer um dos cursos especializados, sendo certo que estes motoristas serão ao final capacitados com a máxima eficiência e qualidade exigida de qualquer um dos Cursos de Trânsito.
Desta forma, a FENEAUTO se manifesta favorável a permissão para oferecimento dos Cursos Especializados.  

Isto posto, a FENEAUTO manifesta formalmente seu posicionamento específico quanto a todos os pontos colocados em debate na Reunião Consultiva realizada pelo DENATRAN, salientando ainda que nos seus 21 (vinte e um) anos de existência, sempre manifestou seu comprometimento com a melhoria do processo de formação do condutor de veículo automotor.
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Carlos Alberto
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES

Dom Mar 17, 2019 9:18 pm

Bom, quanto a validade da CNH, não vou opinar, porque acho que isso é algo que só médicos podem decidir à respeito. Sugiro convocar uma junta de médicos, de várias especialidades que possam envolver a segurança do trânsito, para discutirem e decidirem juntos a validade mais segura para a habilitação dos condutores.

Mas quero registrar aqui minha sugestão quanto à formação de condutores de veículos automotores. Pois reconheço como fato que 20 aulas práticas são poucas para formar um condutor com a devida habilidade e segurança.

Independentemente de haver ou não simulador, o mínimo de aulas práticas a serem exigidas deveria ser, pelo menos, 40. Isso porque trata-se de assimilação de habilidades práticas, físicas, para se conduzir um veículo.

Aprender a dirigir um veículo automotor é como aprender artes marciais. Não é assimilar a teoria. Tem de praticar incessantemente até a mente assimilar tais habilidades, no subconsciente, de modo que se tornem hábito do condutor, tanto quanto escovar os dentes todas as manhãs.

É praticar até transformar o conhecimento em hábito, de modo que a pessoa não tenha escolha em prática, que o faça naturalmente, como andar de bicicleta. Porque ninguém precisa raciocinar sobre como andar de bicicleta, porque a habilidade está enraizada no subconsciente das pessoas. O mesmo deve ser feito com a habilidade de conduzir um veículo automotor, com a devida prudência e segurança.

Por isso o curso precisa ser composto por 40 horas, 20 para transmitir o conteúdo e mais 20 para praticá-lo incessantemente, sequencialmente, até assimilá-lo. Porque em média, a maioria dos alunos acabam mesmo fazendo 40 aulas práticas para se formar, entre aulas extras e várias provas. Só que o curso tem sua qualidade prejudicada porque a lei permite que os alunos tentem a prova prática, após completarem o mínimo de 20 aulas práticas, independentemente de estarem prontos ou não.

Inclusive, muitas escolas são prejudicadas com baixo índice, justamente por essa mesma razão, porque mesmo sabendo que seus alunos não estão prontos para realizar a prova, para se formar condutores, são obrigados à encaminhá-los à prova, porque a lei exige.

Isso é algo que precisa ser repensado, pois a lei não deve favorecer alunos que estejam despreparados para realizar a prova. Tal lei, bem como a cobrança de taxa de prova prática, só fazem parecer que o Estado tem interesse em ganhar com sucessivas reprovações dos alunos.

Por isso eu sugiro que essa lei seja repensada, de modo à assegurar somente aos candidatos devidamente prontos, o direito de tentar a prova prática. Considerando que as aulas práticas já contam com acompanhamento tecnológico, caso um aluno se sinta sendo lesado pela escola a ser impedido de realizar a prova prática, quando devidamente pronto, basta solicitar tais relatórios eletrônicos ao Detran, que comprovariam sua aptidão a realizar a prova. Assim não haveria como uma escola querer tirar proveito dos alunos, exigindo aulas extras além do mínimo necessário para capacitá-los.

Também sugiro que a segunda prova prática seja inteiramente gratuita, de modo a se provar que o Estado tem mais interesse em exigir das escolas, o encaminhamento de alunos absolutamente prontos e aptos a serem aprovados na prova prática, formando condutores devidamente capacitados a dirigir seus veículos em trânsito com a devida segurança e habilidade, do que arrecadar com sucessivas reprovações.

Quanto a exigência de realização de aula prática noturna, sugiro que essa exigência seja revogada, pois houve um equívoco no estudo à esse respeito, já que foi apenas estudado o turno em que a maioria dos acidentes de trânsito acontece, e não a causa. Pois é fato que a maioria dos acidentes de trânsito acontecem no turno da noite. Mas não porque os condutores não sabem dirigir a noite, como se presumiu tão ingenuamente. A maioria dos acidentes de trânsito ocorrem durante a noite por ser o período em que a maioria das pessoas está voltando para casa, após um longo e exaustivo de trabalho.

Estão cansadas, física e mentalmente exaustas, estressadas, por um longo dia repleto de problemas profissionais, além da distração mental da preocupação com problemas pessoais e familiares, que as aguardam em suas residências, o que é o cotidiano da maioria das pessoas.

Por isso as pessoas abusam imprudentemente da velocidade e se desconcentram, na direção de seus veículos, durante a noite, causando acidentes, muitas vezes fatais. É exaustão física, mental, stress, preocupação, ansiedade, pressa por chegar logo em casa, para descansar ou resolver problemas pessoais. Ou até mesmo por estarem dirigindo sob influência de bebida alcoólica, seja por confraternização social, ou até mesmo, justamente por terem ingerido bebida alcoólica, justamente para se confortarem da pressão psicológica que problemas profissionais e pessoais lhes inspiram.

Por essa razão, o que deve ser feito para acabar com os acidentes fatais de trânsito, tanto durante a noite, quanto durante o dia, é através de campanhas incessantes de conscientização à esse respeito, com vídeos e histórias emocionalmente chocantes o suficiente para realmente inspirar medo nas pessoas de dirigirem seus veículos, de maneira imprudente.

Aquela campanha de promover uma acareação entre condutores infratores e vítimas de acidente de trânsito é uma excelente maneira de conscientização. Talvez não só vincular tais imagens na mídia, mas, de fato, promover tais encontros presenciais, principalmente entre condutores com o direito de dirigir suspenso, por excesso de infrações.

Aliás, aproveito aqui para sugerir também que seja urgentemente repensado todo esse processo de suspensão do direito de dirigir, tanto quanto o processo de transferência de propriedade de veículo.

Pois as leis que regulam a transferência de propriedade de um veículo automotor cobram valores tão abusivos que desmotivam muitos condutores a fazê-lo formalmente, razão pela qual, muitos condutores dirigem veículos em nome de outras pessoas, de quem os compraram. Não transferem os veículos para o próprio nome, porque é exigido muitos procedimentos caríssimos, como nova revisão, e tudo mais.

Por essa razão, muitos desses condutores acabam se sentindo à vontade para dirigir imprudentemente, por saberem que todas as infrações cometidas serão encaminhadas à quem consta como legítimos proprietários de seus veículos, nos cadastros do Detran.

E isso faz com que os ex proprietários, que se desfizeram desses veículos, acabem tendo suas habilitações suspensas e sendo forçados a cumprirem o processo de reciclagem. Ou seja, a grande maioria dos verdadeiros condutores que cometem graves imprudências no trânsito, arriscando a vida de todos nós, acabam nunca tendo de cumprir um processo de reciclagem. Não são punidos, nem se quer conscientizados.

Por isso é urgente que o processo de transferência de veículo seja repensando, de modo que se torne barato, e acessível, para que os condutores verdadeiramente infratores, não se beneficiem dessa falha no sistema.

No mínimo precisa ser criado um cadastro eletrônico, onde o proprietário de um veículo possa registrar quais e quantos usuários quiser, que possam estar dirigindo seu veículo, por qualquer razão que seja, emprestado ou vendido sob pagamento parcelado.

Assim, numa fiscalização, caso o agente policial ou de trânsito, encontre um veículo sendo dirigido por alguém que não está autorizado nesse cadastro, o mesmo deveria ser imediatamente detido e conduzido à delegacia para averiguação, o que inibiria, tanto roubo de veículo, quanto furto por menores inabilitados.

E para que o processo de suspensão do direito de dirigir de condutores infratores seja mais efetivo (eficiente e eficaz), os recursos apresentados, principalmente fora do prazo máximo, devam ser sempre aceitos, considerados e cuidadosamente analisados, pois se forem capazes de comprovar a inocência de um condutor e a culpabilidade, bem como a identidade, do verdadeiro condutor infrator, isso sim é o que pode fazer a diferença no processo de tirar das ruas condutores perigosos para a segurança pública.

O Estado precisa ter mais preocupação em identificar e punir condutores infratores, do que cumprir prazos e procedimentos, pois são as nossas vidas que estão em risco, não um punhado de papéis.

















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Carlos Alberto
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty CURSO DE FORMAÇÃO DE CONDUTORES PARTE 2

Dom Mar 17, 2019 9:27 pm

E quanto ao fato de haver muitos acidentes de trânsito, causado pelo estado emocional de muitos condutores, por stress, por problemas profissionais ou pessoais, sugiro que seja exigido EM TODAS AS RENOVAÇÕES, A AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA!!!!

Aliás, considerando que muitos Estados já contam com sistemas devidamente informatizados, sugiro que anualmente todo condutor seja submetido à uma avaliação psicológica, de modo que se possa traçar um acompanhamento psicológico dos condutores, de modo a medir com maior precisão, o estado emocional de cada condutor, independentemente da categoria ou da profissão que exerça.

Não precisaria ser necessário emitir um novo documento com validade. Bastaria que cada condutor comparecesse uma vez por ano a um CFC e realizasse a devida avaliação psicológica, sendo cobrado, portanto, apenas a taxa do respectivo exame, o que não é tão caro.

Caso o condutor não realize a avaliação psicológica anual, aí sim, seria colocado automaticamente no sistema, uma ordem de suspensão e recolhimento da CNH, até que o condutor compareça e realiza a avaliação psicológica. E uma vez realizada, e devidamente aprovada, teria sua mesma CNH devolvida e liberada.

E quando necessário, o psicólogo deve ter autoridade para suspender a cnh de um condutor que se apresente psicologicamente incapaz de dirigir um veículo automotor em trânsito, e exigir que procure um psicólogo particular e inicie um tratamento, determinando data de retorno para nova avaliação, com apresentação e arquivamento dos respectivos laudos de psicólogo particular.

Essa sim, é uma maneira de se combater os condutores que dirigem imprudentemente no trânsito, tanto de dia, quanto de noite, motivados por problemas emocionais.


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Cássio Luiz
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Desburocratizar o processo de habilitação.

Ter Mar 26, 2019 6:18 am
Bom dia Senhores. A desburocratização (baixar custo) do processo de formação de condutores deveria se pautar nos seguintes temas:
1 - Redução de 50% da carga tributária sobre o CFC.
2 - Desconto de impostos na compra de veículos da mesma forma dos taxistas, pois geramos muita receita para o Estado.
3 - Incentivo ao uso do etanol com preços mais atrativos.
4 - Redução de 50% das taxas estaduais relacionadas ao CFC. exemplo: (ladv. prova teórica, prova prática entre outras).
5 - Redução em 50% das tarifas mensais referente ao uso do simulador.
6 - Isenção do IPVA.
Desta forma estamos garantindo as instituições de ensino (autoescolas) e seus colaboradores. O custo de uma PPD. será mais atrativo para a população brasileira. Lembrando que o comércio ainda não se recuperou, nós não temos o mesmo fluxo de clientes que ocorria em 2013.
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Ivanice lima
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Reciclagem e EAD

Ter Mar 26, 2019 11:03 am
Tenho muito receio sobre está implantação do EAD para primeira habilitação, pois a relação interpessoal fica limitada,mecânica tanto no que diz respeito de professor aluno quanto a socialização com os demais.Perde se os ganhos que são obtidos por meio da interação face a face, das trocas de experiências e idéias. Agora quanto ao curso de reciclagem para condutor infrator, onde está a penalidade se o condutor pode simplesmente acessar o curso EAD e em poucas horas lê e responde às perguntas e já está apto para fazer a prova. Por isso eles voltam a cometer os mesmos erros pois é muito fácil passar no processo. Agora se o mesmo tivesse que freguentar obrigatoriamente um curso com 30 aulas, debatendo , ouvindo experiências de outros condutores, a conscientização séria bem Melhor.
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a.eimpacto
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Todos sabemos o que é preciso

Ter Mar 26, 2019 11:54 am
Acabar com a corrupção/ desburocratizar/ punir/

- UMA FORMA DE ACABAR COM A CORRUPÇÃO É TRANSFORMAR OS EXAMES EM PROCESSO, COM ISSO OS INSTRUTORES E DIRETORES DE ENSINO DOS CFCs FICARIAM RESPONSÁVEIS PELA EMISSÃO DA CNH DE SEUS ALUNOS COM RESPONSABILIDADE DO INSTRUTOR JUNTO COM O DO DIRETOR DE ENSINO CIVIL E CRIMINAL PODENDO SER O ALUNO REAVALIADO PELO DETRAN EM UM PERÍODO DE 6 MESES COMO SURPRESA E DE FORMA ALEATÓRIA SENDO ESTE SEGUNDO EXAME FILMADO PARA SE COMPROVAR FRAUDE. CASO ESTES ALUNOS REAVALIADOS SEJAM REPROVADOS O INSTRUTOR E DIRETOR DE ENSINO PODERÁ PERDER SEU CREDENCIAMENTO DEFINITIVAMENTE CASO O ALUNO NÃO TENHA CONDIÇÕES MÍNIMAS DE CONDUZIR UM VEÍCULO.
-DESBUROCRATIZAR NÃO SIGNIFICA ACABAR COM O PROCESSO MAS ELIMINAR O QUE NÃO AJUDA E MELHORAR O QUE PODE ESTAR EXAGERADO. RETIRAR O SIMULADOR E AS AULAS NOTURNAS, DIMINUIR A CARGA HORÁRIA DAS AULAS TEÓRICAS ACABANDO COM AS MATÉRIAS DE MECÂNICA, MEIO AMBIENTE/ CIDADÂNIA E MUDAR A MATÉRIA DE PRIMEIRO SOCORROS PARA PROCEDIMENTOS INICIAIS E FINAIS EM ATENDIMENTO A VITIMA DE ACIDENTE DIMINUINDO A CARGA HORÁRIA. MANTER LEGISLAÇÃO E DIREÇÃO DEFENSIVA. DIMINUIR AS AULAS PRÁTICAS MAS EXIGIR MAIS AULAS EM CASO DE NÃO TER ALCANÇADO HABILIDADE EM DIRIGIR ATRAVÉS DE RELATÓRIOS DO INSTRUTOR PARA AVALIAÇÃO DO DIR. DE ENSINO ATÉ QUE O ALUNO(a) TENHA HABILIDADE EM CONDUZIR VEÍCULO COM SEGURANÇA.
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Rafael de Sousa Soares
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Aulas de moto e Avaliação para aprovação no exame de moto

Ter Mar 26, 2019 2:50 pm
Boa tarde, Assunto mt serio e importante, sou instrutor a 16 anos e após a implantação das motos pistas, vejo os seguintes pontos negativos, vou pega como exemplo meu estado Minas Gerais, as aulas sao realizadas somente nas moto pistas, ja falaram que todos alunos deve fazer 05 aulas na rua mais isso ninguém faz principalmente as moto pistas que os alunos tem que ir direto para a pista e fazem todas as aulas la,os alunos tiram a habilitação sem aprender coloca a segunda marcha em diante, pq dentro das motos pistas só andam de primeira marcha, o Detran -Mg liberou um instrutor da aulas em 3 motos ao mesmo tempo, fazendo que com isso o ensino seja mais fraco ainda, pq as motos pistas compram 15 a 20 motos e os alunos dentro daquele horário não tem um acompanhamento de um instrutor o tempo todo das aulas, e o exame de moto vejo algo mt errado e grave tb, pq como as aulas o exame e realizado dentro da moto pista, habilita-se uma pessoa para ir para a rua sem saber passa marchas, sem saber conduzir alguém na garupa e ser for aluno inicial agrava mais ainda pq o mesmo é aprovado e tem uma habilitação para conduzir um veiculo mt perigoso que é campeão em acidentes graves, esse aluno recebe a habilitação sem nunca ter indo no transito acompanhado pelo instrutor e isso e a mesma coisa de dar um porte de arma para uma pessoa andar armado sem aprender da tiros. Temos o hospital João 23 na capital mineira que sempre esta lotado de acidentados graves em acidentes de motos e a maioria com sequelas irreparáveis, então e hora de mudar as aulas e avaliação de motos chega de simulação nas motos pistas e vamos rodar aonde realmente os alunos tirando a habilitação vão rodar futuramente (nas ruas) e assim diminuir os graves acidentes desse veiculo que a cada minuto faz uma vitima fatal.
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leoraimundo
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Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Licenciamento anual x impressão do CRLV

Ter Mar 26, 2019 3:05 pm
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Vera
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Teorico

Ter Mar 26, 2019 6:36 pm
Diminuir a carga horária do teórico mas tirar seria uma grande reprovação faltaria alunos para o prático.indignada querem mudar o trânsito diminuir os acidentes e tomam atitudes a qual não reflete nada de melhoras.
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Cintia
Convidado

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Ter Mar 26, 2019 6:56 pm
Sou pedagoga e instrutora de trânsito, tenho um compromisso muito grande com a educação do nosso país, trabalho há 10 anos com educação a distância e mesmo reconhecendo que, com disciplina e comprometimento o aluno aprende, seja de forma presencial ou a distância, NÃO concordo com a inclusão da Ead na formação de condutores, primeiro por ser um período muito curto de formação, onde o contato com o profissional é muito importante para a conscientização, (claro que estou falando de profissionais comprometidos) as trocas em sala de aula são extremamente produtivas, muito mais do que na tela de um computador assistindo um vídeo,  estamos formando uma sociedade de robôs, sem contato, sem relacionamento interpessoal, e depois jogamos essas pessoas no trânsito para aprender a se relacionar, como assim? Eu trabalho na educação a distância e todos os alunos que não frequentam os encontros presenciais que temos no pólo, não fazem grupos de estudo com outros colegas, não se sentem próximos de pessoas de alguma forma, acabam desistindo dos cursos ou seguindo na formação pela necessidade, mas saem frustrados, sem terem assimilado o conteúdo necessário para seguirem na carreira profissional, porque essa assimilação só acontece na troca de experiências, diálogos e vivências com os outros/grupo, mesmo que pouco, é muito importante o estar juntos em sala, esse ambiente é mágico e ''gente precisa de gente pra ser gente''. Fora o número de instrutores teóricos que ficariam desempregados, que foi o mesmo que aconteceu com muitos professores no ensino regular, que estão foram do mercado de trabalho, devido ao aumento da formação em Ead, um vídeo mecânico e frio alcança milhares de alunos, reduzindo gastos e ao mesmo tempo deixando milhares de profissionais desempregados. Até que ponto vale a pena pensar na redução de gastos com instrutores teóricos, por exemplo, e aumentar o índice de mortes no trânsito do nosso país, tendo em vista que a falta de consciência é um dos maiores perigos de hoje, e conscientizar, para mim, ainda é olho no olho, e não olho na tela.
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João Paulo
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Simulador

Ter Mar 26, 2019 7:26 pm
Concordo com a retirada do simulador e aulas noturna, inclusive a empresa responsáveis pela biometria e telemetria aqui do estado DO Pará é cheio de falhas, aluno faz as aulas e as mesmas as vezes não são validadas nos causando transtorno, sistema vive entrando em modo of line.
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João Batista
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Fim do simulador

Ter Mar 26, 2019 9:16 pm
Tem que acabar com isso é um absurdo ninguém aprede a dirigir na frente de um computador. Serve so pra toma dinheiro da gente quem inventou isso é um canalha
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Instrutor_T
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Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Fim da obrigatoriedade dos simuladores, exame toxicológico e aulas noturnas

Ter Mar 26, 2019 10:10 pm
Boa noite, sugiro o fim da obrigatoriedade dos simuladores, do exame toxicológico e aulas noturnas pelos seguintes motivos.

O simulador só é bom pra quem fabrica e vende, pois é péssimo pra sociedade que é obrigada a gastar dinheiro com algo que não trás benefícios no processo de habilitação. Mais embasamento consistente sobre a inutilidade do simulador, pode vista numa palestra do especialista David Duarte Lima, presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito, pesquise no Youtube por "Congresso AND. Palestra - Ética e a formação de condutores".


Sobre o toxicológico, essa regra criou um marcado lucrativo de propinas, onde quem usa drogas só reprova se quiser e as principais provas é o que acontece no dia a dia no trânsito, como mostra no Youtube (pesquise lá por "[Novas imagens] Após 63 km de fuga e tiros, PRF prende caminhoneiro sob efeito de cocaína  onde agente da PRF, perseguiram um motorista de caminhão drogado por 63km. Ora se a função de obrigar a fazer esse exame é tirar os motoristas drogados das ruas, por quê isso não aconteceu nesse e em tantos outros casos, acredito que o recém chagado drogômetro vai cumprir essa função com mais eficiência.


Se o toxicológico é feito pra tirar drogados do trânsito, por quê não tirou esse?


Se o toxicológico é feito pra tirar drogados do trânsito, por quê não tirou esse?


Se o toxicológico é feito pra tirar drogados do trânsito, por quê não tirou esse?
Adiantou alguma coisa esse motorista fazer o toxicológico em laboratório pra depois ser pego dirigindo um caminhão nessas condições? Esse exame da forma como é feito favorece a sociedade ou as empresas? Cadê o benefício pra sociedade em tirar esses motoristas das ruas?


Esses assuntos podem ser pesquisados no Google pelos títulos como complemento das sugestões.

Pesquisar no Google: "Justiça de SP suspende aplicação de exames toxicológicos de larga janela de detecção para motoristas profissionais"
Obs: Destaque que esse exame é feito "exclusivamente" por laboratórios nos Estados Unidos, aí em aquela questão bem óbvia que nem precisa de resposta, pois todos já sabem né, não temos em pleno 2019 do século XXI tecnologia própria pra isso? sendo que nem lá nos EUA e outros países não fazem essa gambiarra de alto custo pra flagras motoristas drogados na rua pública.

Pesquisar no Google: "A máfia dos laboratórios de exame toxicológicos na renovação da CNH"

Pesquisar no Google: "Médicos posicionam-se contra exame toxicológico para motoristas"
Destaque nessa página que traz o relato do exame de saliva que é feito na ruas da Austrália.

Pesquisar no Google: "DESPACHO COJUR Nº 299/2016" (arquivo PDF)
Vale destacar um trecho na página 2 desse arquivo que diz:
"Também consta do expediente, manifestação do Ministério da Saúde,
datada de 08.11.2013, proferida nos autos do processo nº 80000.025615/2012/20 do
Ministério das Cidades (CGIE/DENATRAN), na qual o MS é taxativo ao afirmar que “O
Ministério da Saúde não recomenda a adoção da obrigatoriedade de realização do exame
toxicológico de larga janela de detecção no ato da habilitação ou renovação da Carteira
Nacional de Habilitação ...”

Sobre as aula aulas noturnas, não tem necessidade de serem obrigatórias, visto que em muitas cidades por causa da falta de segurança pública, não tem condições de serem feitas e a falta da obrigatoriedade não vai prejudicar os recém habilitados, até porque é impossível aprender tudo exclusivamente na auto escola. Quem sentir falta dessas aulas pode contratar um instrutor particular depois de habilitado, ou treinar com um(a) motorista experiente, não só a noite como em dia de chuva de dia e noite também, atividades essas que não existem em auto escola.

Só tenho a parabenizar e agradecer pelo espaço aberto pra ouvir a população, pois é a primeira vez vejo o Contran fazendo isso de forma verdadeiramente sincera, com o objetivo de tomar as decisões a favor do bem estar da população, algo não vinha acontecendo.
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Angelina RG Machado
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Simulador

Ter Mar 26, 2019 11:06 pm
Sou totalmente contra o uso da máquina, pois os alunos sentem bem a diferença quando vão para as aulas no trânsito sou sim a favor do aumento das aulas práticas obrigatórias, essa máquina só é interesse de um grupo, até por que a maioria das autoescolas tem liminares para não utilizar esse "troço".
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Cesar Diego
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Curso teórico

Ter Mar 26, 2019 11:47 pm
Bom dia!!boa tarde!!boa noite!! Na minha opinião sobre o curso teórico em EAD penso que se for implantando não ajudará muito a respeito desse nosso meio chamado trânsito que é um ambiente social ou deveria ser, mesmo em meio já com os cursos teórico usando todo material didático dinâmica e utilizando métodos de socializar os alunos entre si na sala de aula, mesmo assim ainda existem pessoas que não se socializam, e se tornam pessoas individualistas no trânsito aonde são chamados de elementos de perigo constantes no trânsito, mas mesmo assim acredito que o curso teórico presencial para a primeira habitação faz a grande diferença nas autoescolas nesse questão de socializar os primeiros habitados no trânsito, aonde é um lugar de todos ,pois acredito que se for implantando o curso teórico em EAD afetará mais ainda no quesito de socializar o cidadão, primeiro habilitado no trânsito, pois incentiva mais ainda o interesse do cidadão fazer o curso só para passar na prova teórica sem o interesse de aprender realmente e se socializar com as demais pessoas no trânsito, dirigir um veículo ou pilotar uma moto ,não é um dom que Você já nasce sabendo, pois é preciso busca esse conhecimento na teoria e na prática, aonde as autoescolas são essenciais para esse tipo de treinamento teórico presencial e prática na direção, não devemos mexer nessa essência que é o curso teórico presencial que muito tem feito a diferença no trânsito, o governo não deveria se preocupar em desburocratizar essas questão das autoescolas, e sim ser mais brandas nas fiscalizações de ensino dado nas salas de aulas de cada autoescola, não devemos buscar ideias das culturas de outros países e sim devemos viver a realidade de nossa cultura e trabalhar em cima dela, e essa cultura que estou falando é o do nosso meio social chamado trânsito, tenho o costume de dizer que no trânsito todos sabem dirigir, mais nem todos dirigem da maneira correta, que é respeitar o próximo ser gentil obedecer às leis e praticar a direção defensiva, e acredito que o curso teórico em EAD, só aumentará esse índice de que todos sabem dirigir, mais nem todos dirigirá da maneira correta, e fora sem falar o tanto de profissionais exemplares do curso teórico presencial, que seriam afetados em suas profissões. Ao meu querido Presidente Jair messias Bolsonaro sou seu fã, mais penso que olhe não na questão do cidadão em si, mais sim na humanização de um trânsito mais seguro e de qualidade ,um verdadeiro ambiente social e menos violento.
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Teobaldo instrutor SSA
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Educação para trânsito Ensina

Qua Mar 27, 2019 12:41 am
Crianças
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Instrutor-MG
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Clareza e veracidade nos assuntos

Qua Mar 27, 2019 1:19 am
Boa noite. Sendo direto, sou a favor do simulador facultativo; da aula noturna mínima exigida (1h) pra não mudar lei; pra instrutor nao precisar de 1 ano de “D” e sim poder ministrar a categoria que tem experiência de 1 ano; do curso teórico presencial para 1a habilitação; do EAD ou presencial para reciclagem; do respeito com o empregador e com as possíveis 300mil famílias ou mais que podem ser colocadas na rua.
O povo iria adorar as medidas que estão sendo discutidas, mas com certeza nossas crianças morrerão no trânsito.
Porém o que eu imploro no momento é pra que, se REALMENTE já está definido o que é e o que não é, que seja divulgado IMEDIATAMENTE, pois não podemos ficar no achismo sem saber se vamos pro norte ou pro sul.
Até agora só ouvi o meu presidente falar sobre renovação de CNH pra 10 anos e pra simulador. Da boca dele, não ouvi mais nada. Afinal? O qué será feito e quando?
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SILVIO GOMES
Mensagens : 1
Data de inscrição : 27/03/2019

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Re: Fórum DENATRAN/DETRAN

Qua Mar 27, 2019 10:40 am
Bom Dia! Sou Instrutor Teórico e profissional da Área de Trânsito, Na minha Opinião Referente ao curso EAD para primeira habilitação, estamos dando um passo para trás. não se pode comparar nossa cultura como a de outros Países mais a frente que o nosso ( EUA ). Sobre SIMULADOR acredito que até é uma ferramenta boa, somente ao meu ver não esta sendo usada de maneira correta, por exemplo porque não ( UTILIZAR NO FINAL PROCESSO DE AULAS, antes do aluno ir para o exame prático e ai sim verificar se já esta com HABILIDADES PARA TAL), e sobre aulas NOTURNAS, sem necessidades de tantas aulas. ( apenas 1 uma ) seria suficiente para que o aluno tivesse noção para utilização de equipamentos noturnos ( faróis, piscas, jogo de luz etc. ). Enfim espero que realmente levem em conta todos relatos dos membros aqui participantes para uma melhora em nosso processo de HABILITAÇÃO.
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antonio cesar
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty mudanças na obtenção cnh.

Qua Mar 27, 2019 4:19 pm
Quanto ao CURSO TEÓRICO/TÉCNICO, ACABAR a exigência do mesmo pois só prepara o candidato para a prova de legislação, é um "conhecimento" momentâneo,
Quanto ao SIMULADOR, ACABAR com a obrigatoriedade pois não agrega conhecimento, apenas causando mal estar em vários candidatos,
Quanto as AULAS NOTURNAS, ACABAR com a obrigatoriedade OU MANTER APENAS 01, pelo fator segurança, o risco de assalto ou algo pior,
ACABAR com o ÍNDICE DE APROVAÇÃO imposto aos CFCs, o CFC não tem como controlar o psicológico do candidato em dia de exame P.D.
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Daniela Garcia
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Processo de Primeira Habilitação

Qua Mar 27, 2019 7:25 pm
Em relação a especulação que vem acontecendo sobre o Processo de Primeira Habilitação, também gostaria de dar a minha opinião e contribuição, haja vista ser instrutora teorica/prática e proprietária de CFC. Vou falar item a item sobre os assuntos:
SIMULADOR - Pra mim deveria ser extinto completamente, tendo em.vista que certamente alguém o criou para beneficio próprio. Mas pensando que alguns proprietário de CFCs fizeram o investimento do mesmo então deveria manter de forma facultativa, porem deveria a carga horaria te tomar as 20h/a, e o abatimento das 5 aulas serem em cima dessas aulas e não das 25h/a, pois essas 5 aulas extras foi criada por conta do simulador;
AULA NOTURNA - Obrigatoriedade extinta, por experiência tive alunos que fizeram 20 aulas noturnas e a cidade quase não tinha fluxo, quando o aluno foi fazer as ultimas 5 em horário diurno pois teve essa oportunidade o mesmo percebeu que há uma grande diferença haja vista o.movimento de veículos e pedestre ao longo do dia, e alguns alguns alunos tiveram dificuldades em dirigir no trânsito. Desta forma levo a crer que deveria ser ao contrario obrigatórias aulas de dia, no movimento, no trânsito;
DIRETOR GERAL e DIRETOR DE ENSINO - Não vejo qualquer necessidade de obrigação desses cargos, é visível que os órgãos de trânsito criaram dificuldades para que os pequenos empresários como eu não se arriscassem nesse setor, e isso realmente é um peso para o CFC, enfim necessidade 0 desses cargos;
CURSO TEORICO EAD - Para que esse método passe a funcionar, seria de extrema importância que fosse parte do currículo escolar a disciplina trânsito nas escolas, e que pelo menos o candidato a habilitação concluídas ate Nono Ano do Colégio ou algo nesse sentido, pois somente assim saberíamos que esse candidato teve o conhecimento necessário para se comportar na direção do veículo. Pois caso simplesmente a pessoa realizar uma prova no detran ela não terá os conhecimentos teóricos necessários para dirigir um veículo, Pra mim educação nas escolas seria a melhor maneira de ensinar sobre o trânsito, porem que isso fosse disciplina assim como matemática, português, porem com menos carga horária;
FREQUENCIA EM CURSO PRATICO - Tendo educação no trânsito, o curso pratico não há de ser obrigatório, tem muitossss alunos que ja vem para o CFC sabendo dirigir, não há necessidade;
EXAME MEDICO E PSICOLOGICO - Esses exames deveriam ser melhores feitos, hoje vemos profissionais querendo apenas a taxa e liberando pessoas com problemas psiquiátricos para direção, inclusive, acredito que os psiquiatras deveriam ter acesso ao sistema renach para que ao consultar uma pessoa com problemas ele ja consiga inserir o bloqueio da CNH tanto renovação quanto primeira habilitação desta pessoa...
Enfim, idéias sempre temos, mas peço que o governo seja cauteloso ao limitar os trabalhos dos CFCs, pois eu enquanto cidadao de fato acho muito honeroso esse processo, porem eu como proprietária fiz uma grande investimento e se tudo se acabar do dia para noite, serão muitos trabalhadores desempregados e sem receber, pois os empresários não terão recursos para pagar rescisões, etc, sei que tem muitos empresários que que ficaram ricos neste setor, porem eu não, sou trabalhadora de sol a sol para colocar a comida na mesa.
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Joelma Marques
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Re: Fórum DENATRAN/DETRAN

Qua Mar 27, 2019 8:21 pm
Sou instrutora e vejo que existe inúmeras dificuldades relacionadas ao aprendizado dos alunos, se eles não conseguem absorver os conteúdos presentes imagina on_line. Penso tbm nos instrutores que ficaram desempregados e suas famílias que necessitam do seu salário que já não é essas coisas, nosso trabalho já não é valorizado pois ninguém pensa que dar aula de direção e de suma importância e grande responsabilidade.
Penso tbm que o Governo ao invés de valorizar nosso trabalho cada vez esse realidade se distancia mais e mais . Mas fazer o que né é a vida , quem tiver algum curso a mais vai saber lidar com a situação, mas quem não tem infelizmente vai fazer parte desse quadro enorme de desempregados no Brasil.
Joelma Marques
São Paulo ... Brasil 27/04/2019
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Karlosmesquita
Mensagens : 3
Data de inscrição : 28/03/2019

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Instrutor autônomo

Qui Mar 28, 2019 12:16 pm
As mudanças no processo de habilitação, serão realmente prejudiciais ao instrutor de trânsito???

Ou o sindicato das "auto escolas está lhe manipulando"?

Médico depende de hospital pra curar?
Mecânico precisa estar em uma oficina pra arrumar?
Padeiro precisa estar Registrado em uma padaria pra fazer pão?

O projeto instrutor autônomo possibilita o instrutor formado em curso de capacitação credenciado no Detran. Habilitado em CNH categoria D a mais de um ano.

Vincular o seu veículo de aprendizagem e matricular seus candidatos, diretamente no Detran. Sem ser necessário estar vinculado a um CFC.

Se o instrutor cobrar R$35 por aula. (Em um cálculo básico, R$30,00+R$5,00 de combustível) e der cerca de 10 aulas por dia... Terá uma renda de R$7.800 por mês.
Bem diferente do melhor piso miséria de instrutor de trânsito que é de R$3.000 em SP.

Pra quem é instrutor vai ser formidável, trabalhar sem precisar se sujeitar e sem depender de patrão.

Pra os alunos será formidável pagaram R$450 no curso prático de direção.

O projeto de lei n°7484-2017, idealizado pelo deputado Severino Ninho PSB-PE, prevê alterações no tipo de contratação de instrutores e a padronização de veículos destinados a formação de condutores. Aonde o próprio candidato contrata o instrutor como MEI (Micro empreendedor individual, aonde o imposto é de R$60 mensais)
E foi adotado pelo atual Ministro de infraestrutura Tarcísio Gomes no seu pacote de mudanças no novo sistema de processo de habilitação.

É melhor Jair se acostumando.
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Geraldo Carneiro
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Curso de Legislação

Qui Mar 28, 2019 6:53 pm
Estão falando que a carga horaria do curso de legislação onera os valore, e que o curso é muito caro.

tenho 4 autoescolas

aqui na minha região o valor varia de 35,00 a 50,00 reis.

Isso é caro?
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Claudia Maria Filier
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Sobre as mudanças dos CFC'S

Sex Mar 29, 2019 1:25 pm
Boa tarde, meu nome é Claudia Maria Filier, Diretora Geral do CFCAB CLAUDIA da Cidade de Rio Claro-SP. Tenho 26 anos de CFC.
Se a intenção é baixar custos, tornar o Simulador opcional, já que o mesmo não acrescenta nem 5% do aprendizado, na minha opinião.
E o fim das aulas noturnas, SIM, para que os instrutores não corram riscos e não precisamos pagar horas extras. Isso encarece muito aos proprietários.
O fim de dois Diretores, que ficam sem função nenhuma no Sistema. Apenas um Diretor bastaria.
Ou, se forem dois, que pelo menos um deles, possa ministrar aulas práticas..
Quanto às aulas teóricas: diminuir para 5 dias, já diminuiria os custos., porém, torná-lo EAD, acredito que nosso país não têm cultura para isso.`Se faz necessário estudar, estar juntos: alunos e instrutores.
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André Jandir Bischoff
Mensagens : 1
Data de inscrição : 01/04/2019

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Re: Fórum DENATRAN/DETRAN

Seg Abr 01, 2019 9:16 am
Olá bom dia, Sou Instrutor de Trânsito e Diretor de Ensino.
CURSO EAD na Primeira Habilitação:
Não vejo como benéfico para a Formação de Condutores no Brasil, posso citar a realidade de nossa região por exemplo:muitos dos candidatos a primeira Habilitação tem Baixíssimo grau de escolaridade muitas vezes até sem acesso a internet (dados do IBGE aponta que 30% da população Brasileira não tem acesso a internet), sou instrutor teórico e percebo em sala de aula que muitos dos candidatos a Primeira Habilitação necessita de uma atenção individualizada pois tem dificuldade de compreensão do conteúdo, mas são alunos que com um pouco de dedicação do instrutor consegue ser aprovado no exame e conquistar a tão sonhada CNH. Estas dificuldades dos alunos os cursos EAD não consegue atingir.
MEI para Instrutor de Transito: Seria um retrocesso para com os direitos Trabalhistas conquistados ao longo dos anos,
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NAIR BOTTI
Convidado

Fórum DENATRAN/DETRAN Empty EAD

Seg Abr 01, 2019 10:39 am
EAD para o curso teórico se torna inviável pois existem muitas pessoas  analfabetas digitais que terão estes cursos feitos por outras que farão o curso em seu lugar. Quanto aos valores cobrados não só para o curso teórico mas o curso total na minha opinião deveria ser bem caro para assim os alunos darem o devido valor na habilitação. No preço cobrado atualmente já ouvimos varias vezes alunos dizerem se perderem a CNH   tiro outra já que não é tão caro assim.
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Fórum DENATRAN/DETRAN Empty Re: Fórum DENATRAN/DETRAN

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